domingo, 2 de julho de 2017

9 Motivos Pra Se Ter Orgulho de Ser Paulista

Pra comemorarmos o 9 de Julho, trouxemos 9 motivos pra se ter orgulho dessa terra de gigantes - que é a Nação Paulista. Esperamos que todos vocês gostem e que possam despertar uma pessoa a mais para esse amor que, quando toma conta da gente, nos faz compreender o propósito maior da existência de São Paulo.

Confira nossos 9 itens:

1. O Amor pela Liberdade

Historicamente, os paulistas são o povo que mais preza pela liberdade na América Lusófona. Desde 1532, foram dezenas de revoltas coletivas e individuais traduzidas como gritos de liberdade, sendo uma das primeiras a Revolta do Sal e uma das últimas a Guerra Paulista de 1932.

2. A Comida
Coxinhas do site Hoje Tem Frango.
Incontáveis pratos surgidos em São Paulo encantaram o coração dos vizinhos. Desde o arroz tropeiro à coxinha, tudo é paulista e conquista o estômago até das pessoas mais marrentas. A cozinha paulista deu origem também à cozinha mineira e à goiana, ambas com esse toque de amor nascido aqui. Isso sem contar as adaptações, como a pizza, altamente melhorada desde que saiu de Nápoles até se transformar num tipo diferente e único, a pizza paulista.

3. O Trabalho
Não é mito que o paulista trabalha muito. O trabalho, aqui, é coisa sagrada e louvada. Com o ambiente mais amigável aos negócios, São Paulo é o líder em produtividade na América do Sul, sendo escolhido como o Estado do Futuro do continente pela FDI Magazine. Dentro do Brasil, lidera quase todos os setores, incluindo as exportações no agronegócio, alavancadas pelo Oeste Paulista.Fontes: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/07/sp-liderou-ranking-das-exportacoes-do-agronegocio-em-junho.htmlhttp://exame.abril.com.br/economia/noticias/sp-lidera-ranking-de-estados-do-futuro-da-america-do-sul

Não é mito que o paulista trabalha muito. O trabalho, aqui, é coisa sagrada e louvada. Com o ambiente mais amigável aos negócios, São Paulo é o líder em produtividade na América do Sul, sendo escolhido como o Estado do Futuro do continente pela FDI Magazine. Dentro do Brasil, lidera quase todos os setores, incluindo as exportações no agronegócio, alavancadas pelo Oeste Paulista.

Fontes: G1 e Exame.

4. A História e a Gênese do Povo Paulista
Semana das Monções, em Porto Feliz.
São Paulo foi outrora o canto mais inóspito e pobre do Império Português. Uma capitania de terceira categoria. Era tão insignificante que, até 1707, os paulistas gozaram duma autonomia ímpar dentro dos impérios ibéricos. Mas com o coração aberto e a enxada na mão, esse rincão foi, aos poucos, conquistando sucesso e relevância, tendo explodido durante a produção de café. Dos frutos do agronegócio, a indústria paulista se tornou líder dentro do Brasil em pouco tempo e sem ajuda governamental, tendo feito a capital levar o título, durante os anos 40 e 50, d”A Cidade que Mais Cresce no Planeta”.

A Nação Paulista suportou ditaduras, bombardeios, invasões, crises econômicas, sabotagem e embargo e, mesmo assim, permaneceu crescendo firme e forte. Mesmo tendo sofrido nos 200 anos de Brasil com espoliações e como depósito de tudo que o Brasil julgava indesejável, São Paulo se usou das adversidades pra crescer e ser uma terra boa pros seus habitantes.

Saiba mais sobre a nossa história na nosso portal do Facebook e no Youtube.

5. As Cavernas
Caverna no Vale do Ribeira.
Os Paulistas contam com o maior pórtico de cavernas do mundo. Como todas as belezas naturais paulistas, elas são parcialmente desconhecidas, mas isso não interfere na sua riqueza monumental.

Saiba mais sobre as maravilhas naturais de SP aqui

6. Nosso Café
Não é preciso dizer muito, né? O melhor café do mundo vem daqui. Qual é o Paulista que nunca experimentou o cafezinho tradicional desse recanto?

Não é preciso dizer muito, né? O melhor café do mundo vem daqui. Qual é o Paulista que nunca experimentou o cafezinho tradicional desse recanto?

7. É Bolacha
Sem maiores comentários. É bolacha e sempre vai ser. E, se reclamarem, a gente baixa uma lei e escreve isso no pacote.

Sem maiores comentários. É bolacha e sempre vai ser. E, se reclamarem, a gente baixa uma lei e escreve isso no pacote.

8. 1932
Soldados no Túnel da Mantiqueira. Foto colorizada por Ronaldo Elias.
Não é preciso uma grande explicação. A maior demonstração de patriotismo da nossa história deixou uma marca indelével no coração de todos os Paulistas. Sim, é verdade que não perdoamos tudo o que aconteceu. E é verdade que nunca compreenderemos realmente a ganância e arrogância daqueles que lutaram contra nós. Temos, porém, o coração limpo e isso não tem preço. Vida longa aos heróis de 32! Vida longa aos Paulistas! «Viveram pouco para viver bem, morreram jovens para viver sempre.» (Guilherme de Almeida)

Saiba mais sobre a guerra paulista aqui.

9. São Paulo por si só

SP, como muitos outros povos, desprezou sua própria cultura durante o século XX. Mas, agora, inicia-se a Renascença Paulista e a Orgulho de Ser Paulista faz parte disso! Permanece vivo o legado de Inezita Barroso, Guilherme de Almeida e de tantos outros Paulistas que se sacrificaram por essa terra. E você pode E DEVE se incluir nisso também. Acredite em São Paulo! Acredite no seu próprio povo! Acredite na nossa capacidade de ser livres!

E você? Acha que há mais motivos para sentir Orgulho de Ser Paulista? Compartilhe connosco!

Por Lucas Pupile

Acesse nossa loja para que você possa exibir o teu Orgulho de Ser Paulista!

6 comentários:

  1. Ser paulista é ter a certeza de que vale a pena cada dia de luta por que para quem trabalha o retorno é certo

    ResponderExcluir
  2. Prometo que "farei tudo, darei tudo para São Paulo se separar do Brasil", seja daqui há 5, 10, 20, 30 anos ou mais (eu ainda tenho 18), um dia cumprirei de vez essa promessa.

    ResponderExcluir
  3. Sou paulistano com muito orgulho, mas nunca irei separar nosso estado do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Sou paulista com muito orgulho e gostaria sim de separar do resto da federação , seria ótimo!!

    ResponderExcluir