segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Os Túneis Secretos de Rio Claro - O Maior Mistério Arqueológico Paulista


Parte das passagens encontradas no imóvel da Rua 6, em Rio Claro: descoberta coloca os túneis como o maior mistério arqueológico de São Paulo. Créditos: Rio Claro Online.

Década de 1990. Um solitário pedreiro trabalha numa pequena reforma num casarão centenário localizado na Rua 6, em Rio Claro. A princípio, uma reforma simples, abrindo uma pequena garagem num dos cômodos do imóvel, adaptando-o para ser a nova sede da finada Imobiliária Saraiva, que havia acabado de adquirir o imóvel. Entretanto, um estrondo e parte do piso vem abaixo. Aos olhos atônitos e surpresos, é revelada uma entrada em tijolos para uma estrutura subterrânea complexa e muito bem construída: um túnel com 3 metros de altura, bem debaixo do quintal da residência, se estendendo por 20 metros de comprimento, revestido de granito escuro. Após a retirada do entulho em seu interior, foram descobertos frascos de remédios, tubos de ensaio e material de farmácia em geral. 


A descoberta que virou assunto na cidade reacendeu o assunto, que permaneceu esquecido por décadas, após descobertas anteriores de outros trechos dos túneis da rede, e virou alvo de um estudo da UNESP através da museóloga Marizilda Couto, vinda da capital paulista somente para estudar a descoberta arqueológica em Rio Claro. Ao mesmo tempo, alguns habitantes procuraram a equipe para deixar seus relatos de memórias e suas vivências nos túneis. A pesquisa da UNESP confirmou ainda a existência de um túnel por baixo da Praça da Liberdade, interligando a Igreja Matriz e a Igreja do Convento, atual Colégio Puríssimo. Exatamente no centro da praça, debaixo de onde se encontra um obelisco, diz-se a respeito da existência de corpos de bebês no interior da galeria, que teria sido descoberta por um arqueólogo no final da década de 1970 e lacrada logo em seguida.

Após anos sem novas pesquisas, o imóvel fora desocupado e em 2013 o novo proprietário retomou as escavações. Ao perfurar o piso de um dos cômodos, mais uma descoberta, desta vez mais surpreendente ainda: uma enorme sala de 5 metros de altura, com teto abobadado, onde em uma das paredes havia um nicho do mesmo formato da sala, parecendo-se com um altar. Do alto do nicho, uma enferrujada caixa metálica esconde uma abertura que provavelmente serviria como um pequeno elevador manual para suprimentos ou oferendas, qualquer que tenha sido a função do espaço. Na outra extremidade da sala, uma rampa muito íngreme, que só poderia ser vencida se escalada, leva a um pequeno túnel de 1 metro de altura e que se estende por 6 metros em direção à Rua 6 até ser interrompido por entulho.

O mapa da suposta rede, ligando pontos históricos importantes da cidade. Créditos: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Tais descobertas foram a chave para o início de um dos maiores mistérios de São Paulo. À primeira vista, o centro de Rio Claro, cidade localizada no centro geográfico de São Paulo, parece como o de outra grande cidade paulista qualquer. Mal sabem as milhares de pessoas que passam diariamente na região próxima ao Jardim Público que a famosa "Cidade Azul" esconde, debaixo de suas ruas e construções históricas, um dos maiores mistérios históricos e arqueológicos de São Paulo: interligando igrejas, residências, escolas e locais históricos, uma vasta, extensa e complexa rede de túneis secretos serpenteiam o solo rioclarense.

A partir da junção das evidências encontradas e dos relatos dos antigos moradores, foi possível especular a real magnitude da rede, que poderá ser ainda maior de acordo com novas descobertas. Partindo-se do túnel por baixo da Praça da Liberdade e das galerias da residência mencionada, descobriu-se haver uma ligação entre os túneis exatamente por baixo da Rua 6. Ele teria início portanto na casa ao lado da residência onde descobriu-se a galeria, ainda hoje preservada, e que foi residência do Barão de Porto Feliz. Seguindo por 3 quarteirões, passa por baixo do antigo Cine Theatro Variedades, cujo belíssimo prédio hoje encontra-se preservado e abriga um supermercado da rede Dia; há relatos que, durante sua construção, em 1912, o túnel teria sido descoberto e soterrado, mostrando que não só a rede é anterior ao século XX como também já era um mistério há 100 anos. Antes de terminar na Igreja Matriz onde se encontrava com o segundo túnel que passa por baixo da praça, o túnel passava ainda por baixo da sede do Grupo de Escoteiros, onde, na década de 1950 durante atividades, alguns alunos descobriram também um pedaço do teto de tijolos do túnel, que foi rapidamente coberto pois pensava se tratar de uma galeria de esgoto.

 A antiga casa de Luísa Botão, ocupada pela Escola Técnica Bayeux desde o início do século XX. Créditos: ETEC Bayeux.

Em seguida, fora descoberta, também a partir de antigos relatos, que os túneis alcançavam também outros edifícios ao redor da Praça da Liberdade, como a Escola Cel. Joaquim Salles, que foi construída em cima de um antigo cemitério; a Cadeia Municipal e que também serviu como mercado, hoje demolida; e 4 residências que foram ocupadas por famílias notáveis, a saber: residência de Siqueira Campos, onde hoje funciona a Casa da Cultura (1868), residência da Família Fontes, atual Casa de Ulysses (1937), residência da família Almeida Santos (1910) e residência de Dona Luísa Botão, atual Escola Bayeux (1899). Ao redor da Rua 7, o túnel continua ao norte, alcançando, a partir da casa de Siqueira Campos, o local da antiga prefeitura, onde se bifurca, indo à esquerda para a Loja Maçônica e à direita para a residência de outra notória figura da cidade, o Barão de Dourado, de onde retorna novamente para a casa do Barão de Porto Feliz, ao lado da residência alvo das pesquisas.

Saindo da região inicial, ao longo das Ruas 6 e 7, os túneis lança um ramal para o Gabinete de Leitura, construído em 1890, antes de seguirem por baixo das Avenidas 1 e 2 em direção ao Jardim Público. Nesta região, interligam dois antigos hotéis da cidade, já demolidos, e a residência do Barão de São João de Rio Claro, construída em 1865 e onde hoje funciona a Escola Marcello Schmidt. Passando por baixo do Jardim Público, onde a Unesp através de técnicas próprias de pesquisa confirmou a existência do mesmo, a rede forma um triângulo com base da Rua 3 e ápice na esquina da Avenida 1 com a Rua 2. Nesta região, interliga edifícios já demolidos, o que dificulta sua pesquisa. A saber, o antigo Theatro São João, posteriormente Theatro Phoenix, e 6 residências de figuras notáveis, tendo uma delas também funcionado como prefeitura da cidade. Hoje, todas as partes descobertas da rede encontram-se vedadas e aguardam um trabalho real e amplo de investigação e prospecção arqueológica.

O Mistério 

Em término de restauro após um grave incêndio, a antiga residência do Barão de Dourado, e que serviu também como o Grande Hotel D'Oeste e uma mercearia - hoje, é o lar do Museu Histórico e Pedagógico "Amador Bueno da Veiga", e é mais um dos prédios interligados pelos túneis. Créditos: Pinterest.

Apesar da descoberta das evidências físicas, ainda não se sabe hoje qual seria a real função da rede de túneis embaixo de Rio Claro. A revelação do complexo ativou o imaginário popular, onde foram criadas diversas teorias para explicar a origem das estruturas. A princípio, explicações foram dadas para os trechos isolados: o túnel descoberto na residência da Rua 6 nos anos 1990 teria sido usado por um médico, já que a casa anteriormente foi não só seu consultório como também um hospital, onde teria utilizado o espaço para cremação e autópsia - ou, quem sabe, até mesmo para práticas ilegais. Foi suposto também que o túnel teria a finalidade de ligar a casa do médico a seu consultório, mas a descoberta da segunda câmara, em 2013, transformou esta hipótese em inviável, já que o acesso a ela é muito difícil, sendo necessário escalar uma parede em rampa de 4 metros de altura e andar agachado por vários metros até chegar-se na galeria onde é possível andar de pé.

Na região da Praça da Liberdade, onde supostamente na década de 1970 foram descobertos corpos de bebês no interior do túnel, as teorias supõe que o túnel tenha sido usado como depósito de corpos de leprosos, doença que assolou Rio Claro no final do século XIX, levando os mesmos até o antigo cemitério onde hoje está a Escola Cel. Joaquim Salles, ou ainda para a prática de rituais satânicos. Aliás, esta é uma teoria bastante popular, já que a câmara encontrada na Rua 6 se assemelha bastante com uma espécie de templo com altar. O estranho, porém, é que o túnel da Praça da Liberdade interliga justamente duas igrejas católicas, o que serve também para alimentar uma suposição oposta: teria sido uma rede que permitia o translado de padres e membros da Igreja entre uma construção e outra, uma releitura de redes semelhantes que existiram/existem em cidades antigas ao redor do mundo, inclusive aqui mesmo em São Paulo, na cidade de Santos.

A outra grande teoria aceita é de que os túneis serviam para a Maçonaria, tanto para a prática de rituais secretos quanto para o transporte de seus membros entre suas residências, a Loja Maçônica e edifícios notórios da cidade. Todas as teorias tem suas falhas, pois só explicam partes da suposta rede, e são apenas suposições sem fatos concretos reais. Por fim, uma grande parte da população supõe que o objetivo dos túneis seria então o tráfico de escravos, porém, tal ideia cai por terra se vermos que a cidade era berço de abolicionistas e escravidão foi permitida até 1886 no Estado de São Paulo e, como veremos a seguir, a rede é anterior a este fato.. Aliás, a teoria contrária faria mais sentido: de que os abolicionistas tenham utilizado os túneis para esconder escravos libertos por eles; porém, a mesma também não faz sentido, visto que além de interligar prédios públicos liga também residências de escravocratas.

Além dos Túneis

Considerada o embrião da cidade, a Igreja Matriz de São João Batista do Rio Claro: supostamente, um túnel interliga o templo centenário ao Colégio Puríssimo. Créditos: Governo de São Paulo.

A partir da análise de algumas das construções interligadas pelos túneis, observamos que a mais antiga delas é a Igreja Matriz de São João Batista do Rio Claro, construída em 1827 e reformada em 1869, bastante anterior a qualquer outra edificação dos túneis. Entretanto, a data de sua reforma se aproxima do período de construção de algumas edificações, como a casa do Barão de Porto Feliz, de 1860, o solar do Barão de Dourados, de 1863, a residência do Barão de São João de Rio Claro, de 1865, sendo possível supor que a rede de túneis - ou pelo menos parte dela - foi construída na década de 1860. Através de alguns fatos, podemos confirmar que ela de fato é anterior ao século XX, visto que quando foram construídos a Escola Cel. Joaquim Salles (1900), onde antes havia o cemitério municipal (talvez por isto a existência de um túnel no local) e o Cine Theatro Variedades (1912) a rede já era existente - e além de desconhecida, misteriosa. 

Não só as residências dos 3 "barões do café" mencionados acima faziam parte da rede. Outra, entretanto, se destaca: a casa de Marcello Schmidt. Líder do Partido Republicano Histórico (PHC), Schmidt foi um dos mais importantes políticos paulistas, sendo o principal rival do Partido Republicano Paulista (PRP) dentro dos limites do território de São Paulo. Foi vereador em Rio Claro por 11 anos, chegando a presidir a Câmara Municipal entre 1892 e 1895, e posteriormente o primeiro prefeito da cidade após a emancipação política, entre 1911 e 1913, e deputado estadual. Seu período de vida é posterior às figuras que habitaram as outras existências, porém um fato liga sua pessoa diretamente a uma delas.

Uma das diversas figuras associadas ao mistério dos túneis, Marcello Schmidt foi o primeiro prefeito de Rio Claro e proprietário de dois imóveis interligados pela rede. Créditos: Visite Rio Claro.

A atual Escola Marcello Schmidt, originalmente a residência de Amador Rodrigues de Lacerda Jordão, o Barão de São João de Rio Claro, importante cafeicultor que possuía extensas fazendas no atual município vizinho de Ipeúna, foi vendida após sua morte para José Estanislau de Oliveira, o Visconde de Rio Claro e Barão de Araraquara, outra grande figura importante da cidade, sendo o principal acionista da E. F. Rio Claro, que ligava o município até Araraquara, São Carlos e Brotas. Após a morte de Oliveira, em 1884, sua propriedade foi transferida para sua neta, casada com Schmidt, e depois ao próprio Marcello Schmidt. Teria sido através desta residência que Schmidt teve acesso à rede de túneis e a ampliou não só até a sua casa mas também a outros prédios públicos ocupados ou edificados durante os anos em que foi vereador e prefeito?

Na Praça da Liberdade, os dois obeliscos que supostamente marcam o local onde estariam guardados corpos de bebês no túnel. Créditos: Edson Reis.

Teorias da conspiração e suposições afins, os túneis rioclarenses permanecem, ainda hoje, envoltos em mistérios. Histórias de fantasmas e espíritos cercam os locais por onde seriam algumas das supostas entradas dos túneis. Tenha sido eles edificados por médicos, padres, satanistas, barões do café, maçons ou abolicionistas, falta ainda evidências concretas a respeito de sua história e origem, o que os coloca como o maior mistério arqueológico do Estado de São Paulo.

Confira abaixo mais fotos dos túneis encontrados na residência da Rua 6:

 O exterior do centenário imóvel: assim como outras construções supostamente ligadas pelos túneis, um legítimo exemplar da Arquitetura Paulista. Créditos: Projeto Paranormal.

Num dos cômodos, uma montanha de terra e entulho retirado durante os trabalhos arqueológicos ao lado da entrada do túnel, aberta no porão da casa. Créditos: Projeto Paranormal.

A entrada aberta a partir do piso do porão do imóvel centenário. Créditos: Rio Claro Online.

A pequena abertura revela uma enorme câmara de mais de 5 metros de altura - propósito de sua existência ainda é desconhecido. Créditos: Previna-se da Marca.

Uma caixa de metal enferrujado é o que resta de um pequeno elevador manual, que poderia ter servido para levar suprimentos ao sistema de túneis. Créditos: Previna-se da Marca.

Ao final de um dos nichos, uma enorme rampa de 4 metros de altura dá acesso a um pequeno túnel de ligação com o restante do sistema secreto, por baixo da Rua 6. Créditos: Previna-se da Marca.

A passagem, de cerca de 1 metro de altura, estende-se por 6 metros até ser interrompida por entulho compactado. Estima-se que ele alcança a Rua 6, onde encontra-se com o túnel encontrado na década de 1990 no quintal do mesmo imóvel. Créditos: Rio Claro Online.

Fontes: Prefeitura Municipal, Rio Claro Online e blogs Projeto Paranormal e Previna-se da Marca. 

Por Thales Veiga.

28 comentários:

  1. A Passagem do Capitão TITO CORRÊA DE MELLO por Rio Claro.

    2.3. Rio Claro
    No ano de 1843 Tito estava em Rio Claro, como professor interino de primeiras letras, permanecendo no cargo por quase quatro anos antes de tornar-se, por curto período, Secretário da Câmara Municipal da localidade, de acordo com os estudos e documentos apresentados por José Roberto Sant'Ana (2002: 14-17).
    Ratifica a informação de Sant'Ana a publicação oficial do governo paulista para o exercício de 1846, que traz no rol de escolas e professores respectivos, a de Rio Claro cuja vaga ocupada, interinamente, por Tito Correa de Mello (Provincial Presidential Reports (1830-1930): São Paulo, 1846 - BN 981 Mapa SN em folhas 3).
    Em Rio Claro, no seu último ano de estadia, Tito teria se envolvido em algum sério problema, não de todo esclarecido, que o obrigou a deixar o lugar:
    —"Na cidade de S. João do Rio-Claro [Rio Claro], quando já estava seguro o feliz Tito de Mello, por alguns individuos que o queriam castrar, a providência, que tarda mas não falha, fez que nessa occasião apparecesse o finado alferes José da Silveira Franco, e salvasse a vibora das garras dos algozes e immediatamente mudou-se." (Correio Paulistano, 17 de outubro de 1873: 2, do mesmo José Pereira de Souza Paixão).—

    ResponderExcluir
  2. Fizemos uma peça de teatro sobre esse assunto tão intrigante e tão misterioso. Abaixo o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=V9OimiawvKg

    ResponderExcluir
  3. Pode ser abrigo anti bombas para os soldados constitucionalistas de 1932

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a matéria. O texto precisa de uma revisão para se tornar mais claro em alguns pontos, mas isso não diminui o mérito de trazer esse assunto intrigante novamente à luz e com um conteúdo abrangente incluindo as citações históricas e belas imagens. Vale a pena considerar um projeto literário por parte do autor da pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O que acho muito intrigante é o nível que se encontra os tuneis e a famosa gruta do Jardim Publico, subentende-se que o centro de Rio Claro foi aterrado e levantado os níveis das ruas, tive uma casa na Vila Indaiá, que quando durante a reforma descobri embaixo do piso da cozinha um pedaço de muro parecendo ser uma entrada de fabrica com tijolos muito grandes, e por baixo da sala da edicula tem um cano de ferro que passa muita agua e com uma pressão impressionante. Gostaria de saber o que é,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cano de ferro com muita água e uma pressão impressionante.

      Excluir
    2. agua q vc ñ paga a conta? kkk, q doideira.

      morei anos na Vila Alemã, é do lado

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. De quem é e por que está em estado de abandono a casa da rua 6 entre as avs 1 e 2? lUGAR PRIVILEGIADO, EM FRENTE a um ed.Muito estranho.mMas RC tem dessas coisas:muito mistério, muita gente abastada, carros maravilhosos, mansões. Mas a cidade sempre caminhando a passos de tartaruga.Mas aí me lembro da Chacara dos Pretos e o que fizeram na calada da noite para tirar a terra dos seus verdadeiros donos. O mistério dos túneis é prato pequeno perto de outros mistérios que rondam por aqui.

    ResponderExcluir
  9. sou medium. qdo penso fixamente sobre algo ou toco, as vezes consigo ter flashes, sensações do passado relacionado a esse algo. eu nao sabia sobre esse fato em rio carlos, e tentei meditar. tive um breve flash sobre esse passado. isso estava ligado ao poder da epoca (baroes/politica, maçonaria e igreja). prenderam, traficaram e abusaram de pessoas, homens, mulheres e crianças. tb foram usados para rituais satanicos que na epoca era bem presente, ate mesmo entre membros da igreja. fato interessante do meu flashback é que eu vi que nao é somente sao carlos q tem esses tuneis, outras cidades tb espalhadas pelo brasil. vi varias, cada uma com suas extensoes. coisa que eu nem imaginava..... ha varias casas comuns hj, sendo resididas por pessoas comum onde existem comodos subterraneos e os donso nem imaginam. algusn ate com ferramenta (de agricultura, marcenaria, construção,etc)... isso so me faz crer ainda mais que, todas as pessoas antigas ligadas a fundação das cidades, todas elas, tinham ligação pessoa muito crueis que so pensavam em poder e prazer. baroes, reis, maçonicos, padres extupravam mulheres, faziam rituais com crianças e escravizavam homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia me ligar 91 98251 5767 grato

      Excluir
    2. NOSSA !!! EU acredito nisso ! HOJE EM DIA quase todas as pessoas estão acordando para o que fizeram, inclusive existe um dos maiores combatentes dessas atrocidades : trump, ele está desmantelando esse horror !

      Excluir
    3. ENGRAÇADO QUE A QUE SE DIZ MÉDIUM RELATA UM QUASE QUE ÓBVIO DO HISTÓRICO RELATO,MAS VIU SER TÚNEIS RELATIVIS AO SOLO DE RIO CLARO E NAO DE SÃO CARLOS. PRESTA ATENÇÃO ÓH MÉDIUM, COMO PODE VER O INVISÍVEL E NÃO VER O MAIS VISÍVEL???

      Excluir
  10. O texto precisa ser revisado principalmente as fotos, a Foto da Casa da Cultura não é de Rio Claro.

    ResponderExcluir
  11. UMA COISA ME IMPRESSIONA,OU SEJA : A CONSERVAÇÃO DAS PAREDES QUE PARECE TEREM SIDO LIMPAS ANTES DE SEREM ABANDONADAS.

    ResponderExcluir
  12. O baronato tinha muito medo de revolta da "escravaria", que temiam que começasse, a exemplo da antiga Roma, dentro das próprias casas. Acredito que os túneis eram um sistema de proteção, para fuga de emergência, provavelmnente concentrando-se na Igreja, que os protegeria.

    ResponderExcluir
  13. O que eu acho é que as respostas estao bem vivas, certamente ainda existem guardiões desses segredos, pessoas com poder de burocracias para dificultar as pesquisas. Sabemos que a cidade cresceu muito nos últimos trinta anos, porém anteriormente à isso, era uma cidadezinha onde todos se conheciam. Como que ninguém sabia ? Essa cidade sempre foi envolta em grandes mistérios, coisas que ativam a imaginacao. O sumiço de criancas, desde tempos remotos, o barao do Grão-Mogol, e sua esposa trancada no soton, figuras emblemáticas sepultadas no cemitério municipal etc.
    Sem duvida que esses túneis sao um grande mistério, um vasto material de pesquisa arqueológica, entao como é que nao sai disso? De todas as hipóteses citadas, quais as únicas ainda presentes nos dias de hoje ?
    Quais as duas instituições mais fortes no nosso minicipio desde sempre ?
    Esses sao os guardiões desses segredos.

    ResponderExcluir
  14. Amei a matéria amo minha terra e foi uma aula de história,moramos em uma cidade maravilhosa e acolhedora e é sempre maravilhoso conhecer nossas raízes independente de seus mistérios. .olha pra quem gosta desta terra querida que vivemos e quer saber um pouquinho mais leiam o livro : Histórias e Casos de Rio Claro e sua Gente de Midiel Crisyofoletti ..vocês vão ficar boquiabertos com tantas maravilhas e descobertas maravilhosas. ..parabéns a todos que de alguma maneira participaram dessa matéria. .Rio Claro merece todo nosso carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  15. Em Taubaté - SP tbem existe uma rede de túneis interligando partes de uma antiga fábrica, parte dela, hoje , casas, comércio, ruas etc.

    ResponderExcluir
  16. Coisa boa não é foram achados corpos de pessoas,podem ter sido usados pra fazer experiências com eles.

    ResponderExcluir
  17. Rio Claro foi um dos municípios que participaram do Movimento Republicano contra a monarquia nos idos de 1870, 1873. Vários municípios paulistas participaram do movimento da Convenção de Itú (abril de 1873). Rio Claro foi um deles. Pelas edificações interligadas e seus proprietários, poderia ser desta época, com finalidade de facilitar idas e vindas de reuniões secretas visando a instalação da república.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Jorge Zaia, hoje moro nos EUA, sou proprietario do Imóvel localizado na Rua 6 n 1129 avs 1 e 3 , ( antiga Saraiva Imóveis) compramos esse predio do falecido Irineu Saraiva e instalamos a RIOSEG corret. de seguros em 1992, onde permanecemos por 5 anos , reformei esse prédio e depois alugamos ao Cartorio do Pedro, cansei de ver Almas dentro do prédio, um lugar muito carregado,nao conseguimos permanecer,Quando fiquei sabendo dos tuneis em baixo do predio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jorge, me chamo Yuuki, estamos fazendo um documentario sobre locais assombrados do interior de sp, gostaria de saber sobre esses avistamentos que falou. poderia entrar em contato com nossa equipe? unidadealphaoficial@gmail.com
      ficaremos no aguardo!

      Excluir
  19. Ola
    Encatada com as histórias.
    Quero muito conhecer mais,e saber oque mais foi descoberto..
    Senhor Yuuki o documentário onde posso estar vendo?

    Jorge tudo bem?Quero saber mais sobre o assunto.Muito interessante..
    Curiosa aqui Galera poderiam nos atualizar

    ResponderExcluir