(SÃO PAULO) - Ontem (31/03), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), foi aprovada a lei nº16.540 que regulamenta a produção de bolachas na Nação Paulista. O autor da proposta foi o deputado Oreir Negrescon (PRB*), natural de Porto Tibiriçá, no Oeste Paulista. A lei estabelece o seguinte:
a) todos as embalagens desse alimento que forem produzidas em São Paulo deverão ser sinalizadas como «bolacha» em vez de «biscoito»
b) todos as embalagens desses alimentos que forem importadas para São Paulo deverão ser traduzidas para a língua local, portanto deverão conter a palavra «bolacha»
A decisão foi pautada nas seguintes justificativas:
a) o mercado consumidor paulista é enorme, portanto não deveria ser ignorado pelas fábricas que se usam dele para lucrar
b) a palavra bolacha é adotada em todos os outros integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo Portugal, origem da língua portuguesa, portanto não deveria ser considerada uma mera marca dialetal, mas uma parte integrante da norma padrão
c) a maioria da população da América Portuguesa utiliza a palavra bolacha para denominar este alimento, portanto o uso de «biscoito» nos meios oficiais não é nada mais que imposição cultural do Rio de Janeiro
É importante salientar que a maioria das fábricas de bolacha da América Portuguesa estão instaladas em São Paulo. Devido a isso, é muito provável que os novos pacotes também abundem nos estados brasileiros que falam «biscoito».
Algumas marcas já haviam se adequado à medida
A decisão causou controvérsia na Assembleia. O deputado Bono Tavares (PSDB*) aplaudiu a medida «Acho importante proteger a cultura paulista e valorizar aqueles que realmente fizeram grande essa nação: os Paulistas», enquanto a deputada Belvita Pereira (PSOB*) criticou a medida «Existem muitos brasileiros no estado de São Paulo e essa medida os prejudica diretamente! É um desrespeito com aqueles que construíram este estado». Nas ruas presenciamos apenas comemorações. Em entrevista à Orgulho de ser Paulista, a professora de português Mabel Bauducco, natural de Bauru, declarou «Enfim a língua portuguesa será respeitada». Hoje é um dia de vitória para a Nação Paulista!
*PRB: Partido Republicano Bolachista
*PSDB: Partido Social-Democrata Bolachista
*PSOB: Partido Socialismo e Biscoitismo
P.S: Essa notícia é uma pegadinha de 1º de Abril.
Por Lucas Pupile
Nenhum comentário:
Postar um comentário