Créditos da foto: Naturam.
A Orgulho de Ser Paulista quer que os deliciosos sabores de São Paulo sejam apreciados. Então, a partir de hoje e semanalmente, neste mesmo horário, traremos a vocês um prato típico de nossa culinária e o mais importante: o modo de preparo! Pois, afinal, apenas ver a foto dá uma fome, não é mesmo?
Cantado por Luís Perequê na música "Encanto Caiçara", hino do nosso povo do litoral, o azul marinho é um prato típico da cultura caiçara, e é claro, feito com dois elementos característicos da região: peixe e banana. É também por isso um prato com fortes raízes indígenas, deixando clara a miscigenação entre europeus e tupiniquins, que deu origem ao povo paulista (caipiras e caiçaras). Tem esse nome pois, depois de pronto, as bananas ficam num tom azulado, lembrando o tom da cor do alto mar. E, claro, feito numa tradicional panela de ferro, para honrar as raízes e realçar a aparência.
Simples, utilizando elementos da natureza e sem grande complexidade na execução, degustar o azul marinho é comer a mesma comida que os paulistas de 500 anos atrás comiam: é também sentir o sabor de nossa história.
Ingredientes
- 500 g de postas de peixe (pode ser garoupa, badejo, cavala, anchova ou tainha, típicos de nosso litoral);
- Suco de limão a gosto;
- 6 bananas nanica bem verde;
- ½ xícara de óleo composto;
- 2 dentes de alho bem picadinho;
- 3 xícaras de água;
- 1 xícara de cheiro verde;
- sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
Tempere o peixe com sal, suco de limão e pimenta do reino e deixe tomar gosto por cerca de 2 horas. Descasque as bananas e corte-as em três pedaços. Aqueça o óleo, coloque o alho e as bananas e refogue por dois minutos, cobrindo com água quente (aproximadamente 3 xícaras) e deixando cozinhar até a banana amolecer (quando a água ficar azulada). Acrescente as postas de peixe e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente sal se necessário e em seguida salpique o cheiro verde.
Enquanto o peixe cozinha, prepare o pirão, utilizando a banana, amassada, em uma panela pequena, misturada com o caldo do cozimento do peixe. Deixe ferver e adicione um pouco de farinha de mandioca. Mexa bem até a farinha estar cozida e ficar em consistência agradável. Tempere com sal se necessário.
Seu azul marinho, um legítimo sabor paulista, está pronto! Para servi-lo, acompanhe rodelas de banana, caldo, e, se preferir, arroz branco, além claro da presença essencial do pirão. Agora, basta saborear!
Nenhum comentário:
Postar um comentário