terça-feira, 25 de abril de 2017

Confira o Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindoia

O clima ao redor do lago nos transmitia uma sensação de alegria indescritível, que só quem estava presente pôde sentir! Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

A paixão paulista pelo automóvel é algo presente há muitas gerações. Lar de inúmeras marcas como Gurgel, Puma, Bianco, entre outras, também abrigamos fábricas de multinacionais reconhecidas no mundo inteiro. Para celebrar os mais de 100 anos de história desta indústria pioneira aqui em nosso estado, é realizado há 17 anos, em Águas de Lindoia, no Circuito das Águas Paulista, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos. E é claro que a Orgulho de Ser Paulista foi dar uma conferida!

Apesar da previsão de chuva, Águas de Lindoia foi agraciada com um lindo e agradável sábado de Sol. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Realizado ao redor do lago da Praça Adhemar de Barros, o centro turístico da cidade, o evento atrai pessoas de todo o país e visitantes de diversas partes do mundo, já estando consolidado como maior e principal do gênero no país. O encontro teve início na quinta feira e se estendeu até domingo; nos 4 dias, foram ao todo mais de 500 mil visitantes, que lotaram os hotéis da região. O movimento nesta edição esteve entre os maiores pelo evento ter sido realizado durante um feriado prolongado e por haver outros eventos na região que acabaram "puxando" o público, como um encontro de motociclistas na vizinha Serra Negra. 

A exposição de veículos antigos é a principal atração, onde estavam expostos 650 veículos de diversas marcas, origens, modelos e épocas, incluindo ônibus e caminhões, e abrangendo desde modelos restaurados fielmente ao original como também hot-rods e caminhões gigantes. No estacionamento, havia o principal espaço para venda de veículos antigos, com mais de 700 carros disponíveis para negociação, com preços que variavam de 4 mil a mais de 400 mil reais, para todos os gostos e bolsos. Além dos particulares, haviam cerca de 40 empresas especializadas em carros históricos e raros dispondo seus produtos.

Nos 80 mil metros quadrados de evento também se encontravam mais de 400 estandes, com empresas de todos os tipos, desde acessórios para carros a peças decorativas, como bombas de gasolina, adesivos, roupas e miniaturas. A organização permitiu com que meio milhão de pessoas fossem confortavelmente atendidas, com opções diversas para lazer e compras durante o evento, para um público que ia desde crianças a idosos e abrangia até mesmo os menos entendidos em carros. Havia também uma praça de alimentação de 1500 metros quadrados para satisfazer os visitantes, que apesar da dificuldade em estacionar na cidade, saíram satisfeitíssimos do evento, como nós. Sem dúvida, foi uma das melhores edições desta feira que é a maior de antiguidades da América Latina, e esperamos estar presente no ano que vem novamente!

Confira outras fotos:

Na beira do lago, clássicos da década de 1950, como o Chevrolet BelAir da foto: Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

O cenário repleto de máquinas com os hotéis da cidade como o Panorama e o Guarani ao fundo renderam ótimas fotos. Neste Chrysler Imperial, um curioso boneco de Donald Trump atraia os olhares dos curiosos. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Algumas das "banheiras" da década de 1970, como este luxuosíssimo Lincoln Continental. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Um curioso Schmminwagen, veículo da Volkswagen baseado no Fusca que foi utilizado para transporte anfíbio pelo exército de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. A carroceria molhada indica que o mesmo deu uma voltinha pelo lago de Águas de Lindoia, o que infelizmente não vimos. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

O clássico Volkswagen SP2, com design moderno para a época, porém teve vida curta devido ao motor fraco, o que lhe rendeu o apelido de "Sem Potência". Ao lado, um dos dezenas de exemplares de Fusca presentes no evento. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Um Uirapuru, um dos carros mais velozes já fabricados no país, e projeto legítimo paulista. Para saber mais a história deste e outros modelos, acesse nosso artigo 20 Automóveis Paulistas Que Fizeram História. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

A sempre versátil Kombi, vista aqui numa versão voltada para viagens de lazer aos finais de semana, com um toldo retrátil e cadeiras dobráveis, além de sofá e pia. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Um Willys Interlagos, esportivo que leva o nome do famoso autódromo localizado no sul da capital paulista, vencedor de inúmeras provas e corridas na América do Sul durante a década de 1960. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Haviam também alguns caminhões e ônibus, como este, que serviu durante anos aos alunos do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo capital. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Um Chevrolet Impala conversível, no modelo que ficou conhecido como "Rabo de Peixe" devido ao formato da traseira. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

A variedade de modelos expostos era tão grande que abrangia desde veículos do início do século XX até a Kombi da esquerda, ano 2014, uma das últimas fabricadas. Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Antes de ir embora, já no final da tarde, fomos dar uma conferida nos mais de 400 estandes de vendas de produtos e serviços - e não conseguimos olhar todos! Fica pra próxima... Foto: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

Por Thales Veiga.


Acesse nossa loja para que você possa exibir o teu Orgulho de Ser Paulista!

Um comentário:

  1. Vi esse ônibus do Colégio Dante Alighieri rodando pela Paulista, um mês após ter saído da restauração.

    ResponderExcluir