domingo, 16 de abril de 2017

A Páscoa na Tradição Paulista

  «O Batismo de Cristo», de Almeida Júnior, 1895
 
No século XVI, forma-se em chão americano uma nova terra que seria edificada tendo por alicerces os ideais cristãos. Sob a tutela de São Vicente de Saragoça e São Paulo de Tarso, nascia a nossa nação, terra de nativos cheios de vigor e europeus desterrados que viam aqui uma oportunidade de construir uma nova vida, longe dos julgamentos e maledicências do Velho Mundo.

Aqui, renasciam pra existência e se jogavam na fé pra poder aguentar tão intensas penúrias num lugar que, ao mesmo tempo em que lhes oferecia a desejada liberdade, lhes parecia tão hostil.

«O Bandeirante e a Cruz», de Belmonte

A Páscoa é, pra todo cristão, uma época de renovação das esperanças e da fé, um período de contemplação e busca de estímulos pra superar os desafios que se nos apresentam.

Mas muito mais que isso, tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo, a Páscoa é a passagem da escravidão pra liberdade. Pros judeus representa a libertação do jugo egípcio. Pros cristãos representa a libertação das trevas do mundo terreno e a entrada da civilização nas luzes do amor divino, simbolizada pela ressurreição do Mestre Jesus Cristo.

Pros paulistas, como descendentes dessas duas culturas, não é nada diferente. Hoje é dia de aproveitar o tempo com a família e exercitar o amor que essa data deve portar.

Além disso, é tempo de ter esperanças de que nosso povo pode se libertar das amarras e também hora de colher forças pra que essa libertação possa ser realizada por nós.

Hoje é dia de comemorar! O Cristo vive! Boa Páscoa a todos!

- Lucas Pupile


Acesse nossa loja para que você possa exibir o teu Orgulho de Ser Paulista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário