segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

As 27 Praias de Guarujá e Seus Encantos

Belíssima foto do pôr-do-Sol na Praia do Tombo, tendo como fundo a Ponta das Galhetas, no ensaio de pré-casamento dos noivos Denise e Abdias! Créditos da foto: Leonardo Laprano.

Muito além das badaladas e famosíssimas praias como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, a cidade de Guarujá, um dos 3 municípios paulistas localizados totalmente em uma ilha, guarda outras dezenas de praias - algumas desconhecidas e misteriosas, porém belíssimas. Vamos conhecer agora, de ponta a ponta, a Ilha de Santo Amaro, também conhecida como Ilha do Dragão devido ao seu formato, através de suas praias e seu povo!

Acompanhe, praia a praia, nossa volta pela Ilha de Santo Amaro, o Guarujá! Créditos: Thales Veiga/Orgulho de Ser Paulista.

1 - Santa Cruz dos Navegantes




A primeira praia de nossa lista fica de frente pra Santos, na entrada do Canal do Estuário, que separa as duas ilhas. Originalmente uma fazenda, tornou-se uma colônia de pescadores que a partir da década de 1970 começou a sofrer com o povoamento em massa. Hoje, a comunidade é conhecida como "Pouca Farinha" e o acesso é feito de barco a partir de Santos ou de ônibus a partir do bairro de Guaiuba, em Guarujá.

2 - Góes


Créditos na foto.

Outra comunidade de pescadores, a nossa segunda praia é bastante procurada em finais de semana e feriados ensolarados por suas pousadas simples e restaurantes pé-na-areia. O acesso também é de barco, a partir de Santos, ou então por trilha a partir de Santa Cruz dos Navegantes. Em suas areias fica as ruínas do Fortim do Góes, antiga fortificação militar do sistema de defesa de São Paulo, de mais de 300 anos de idade.

3 - Cheira Limão


Créditos: Guarujá Agora.


Uma das poucas praias totalmente desertas da ilha, é acessível apenas de barco, apesar de estar de frente para Santos. É também a menor: possui apenas 22 metros de faixa de areia, fazendo de Cheira Limão uma das menores praias de São Paulo.

4 - Sangava


Créditos da foto: Guarujá Agora.


Também deserta e acessível apenas de barco, Sangava tem se popularizado de alguns anos para cá para quem curte um lugar mais sossegado para dar um mergulho e aproveitar suas calmas areias. É preferida também dos praticantes de esportes a remo, como a canoagem, o caiaque ou o stand-up paddle. A poucos metros dela se localiza a Ilha das Palmas, onde o Clube de Pesca de Santos mantém sua sede com áreas de lazer, recreação e esportivas, com lanchas saindo de Santos.

5 - Saco do Major


Créditos da Foto: Todas as Praias do Estado de São Paulo.


Esta solitária praia se encontra na região do bairro do Guaiuba e possui uma única casa, construída em 1896, onde vive um oficial aposentado do Exército. É acessível por terra através de uma estrada que de tão estreita se confunde com uma trilha. O acesso mais fácil e comum mesmo é pelo mar, em lanchas particulares.

6 - Guaiuba


Créditos na foto.


A praia do Guaiuba, marco principal do bairro homônimo, sede da Microrregião Ecológica do Guaiuba, é a primeira praia urbanizada de Guarujá, porém dentro de uma área especial de proteção ambiental. O bairro é tão rico em história e fatos interessantes que a Orgulho de Ser Paulista já fez uma matéria só sobre ele, disponível em nossa página no Facebook. Quanto a praia, com cerca de 700 metros de extensão, fica completamente deserta nos dias de semana e aos finais de semana e feriados, sobretudo aos domingos, é a preferida por famílias com crianças pequenas devido à suas calmas águas e a quase completa ausência de ondas. Em seu calçadão, há diversos restaurantes que servem diversos tipos de peixes pescados durante a madrugada ali mesmo, como o 5 estrelas Quiosque da Helena, famoso por sua caldeirada e sua pescada amarela.

7 - Monduba


Créditos da foto: Praias do Guarujá.


Separada do Guaiuba pelo Morro do Pinto, a praia do Monduba pertence ao Exército Brasileiro, onde se encontram as instalações "do baixo" Forte dos Andradas, com o famoso Hotel de Trânsito do Exército onde o presidente Lula costumava se hospedar. Dela, sai uma estrada para acessar a parte "do alto" Forte, onde se encontram os canhões e demais instalações agora transformadas em museu. É acessível apenas com autorização do Exército ou pelos oficiais que se encontram hospedados no hotel, entretanto, quem for visitar o Forte pode ter uma visão dela desde a janela das vans.

8 - Fora


Créditos da foto: No Guarujá.


Localizada ainda dentro da área do Exército, no Morro do Monduba, esta pequena praia deserta é acessível somente por lanchas e iates. A mata e as pedras ao redor formam um bonito cenário.

9 e 10 - Artilheiro e Bueno


Créditos da foto: Loucos por Férias.


Ao lado esquerdo da estrada que dá acesso ao Monduba, estas duas praias cheias de pedras é totalmente fechada ao público, até mesmo aos oficiais do Exército, dono da área. O motivo: a praia está diretamente à frente da área de lançamento de artilharia anti-aérea em caso de um ataque inimigo durante uma guerra. Seu acesso por terra é fechado por cercas. Entretanto, é visível dos banhistas da vizinha Praia do Tombo, que podem ter um gostinho de sua beleza.

11 - Tombo


Créditos na foto.


Finalmente saindo da área militar, temos a famosíssima e badalada Praia do Tombo. Tradicional reduto de surfistas por suas ondas traiçoeiras, tornou-se a partir da década de 1990 do clipe da música "Zoio de Lua" da banda caiçara Charlie Brown Jr. um ponto de referência para jovens e turistas paulistanos. Ao seu redor, mansões de alguns milhões de reais e diversas lojas que vendem desde açaí a moda praia e até fábricas de pranchas de surf preenchem a região, como o famosíssimo Georgia Café, parada obrigatória de todo turista que vem a Guarujá. A ótima infraestrutura da praia, como segurança e acessibilidade, fez a mesma ganhar o Selo Internacional de Qualidade "Bandeira Azul" desde 2012, e é uma das 3 praias do Brasil com o mesmo - as outras são Jurerê Internacional, em Florianópolis, e a Prainha no Rio de Janeiro.

12 - Astúrias


Créditos na foto.

Uma das duas praias com a orla verticalizada e tomada de edifícios, foi a segunda a ser urbanizada no município, com a construção de algumas colônias de férias de empresas como a Mesbla e associações paulistas como a Afpesp e a Abesp. No seu canto direito, na Ponta das Galhetas, possui um reduto ótimo para pescaria, onde também se localizam alguns barcos de pesca que alimentam o mercado de peixes do bairro. Há, ao redor da avenida General Rondon, paralela à praia, diversos centros de compras com lojinhas de moda praia e souvenires, além de restaurantes e sorveterias.

13 - Pitangueiras


Créditos na foto.

Dividida das Astúrias pelo famoso "Sobre-As-Ondas", a praia das Pitangueiras foi a origem da cidade de Guarujá. Urbanizada por Elias Pacheco Chaves na década de 1890, com construções de madeira importadas dos Estados Unidos e o já demolido Grande Hotel La Plage. Hoje, é o centro da cidade, com lojas e serviços de todo tipo, a Igreja Matriz e o Shopping La Plage, que ocupa a antiga área das piscinas do famoso hotel onde Santos Dumont tirou a própria vida. Em seu centro, há a Ilha da Pompeba, ilha rochosa onde os mais aventurados se arriscam em nadar até lá.

14 - Enseada


Créditos na foto.


Originalmente um entreposto de venda de escravos, a Enseada é, de longe, a maior praia de Guarujá. Em seus mais de 6 quilômetros de extensão, possui grandes mansões como a do empresário e apresentador de TV Silvio Santos e grandes hotéis como o Casa Grande. Possui também alguns centros de compras e locais que recebem shows dos artistas mais consagrados do momento.

15 - Éden


Créditos da foto: Pousada Ponta da Praia.


Em meio ao Condomínio Sorocotuba, uma pequena praia, escondida em meio as rochas, é tida como uma das mais bonitas do estado. A beleza é tanta que seu nome foi inspirado dos Jardins do Éden presente na Bíblia. É acessível apenas através do condomínio, com acesso controlado.

16 - Sorocotuba


Créditos da foto: Aprohot.


Em uma das menores praias da Ilha de Santo Amaro, Sorocotuba, que dá nome ao condomínio fechado onde se encontra e que lhe dá acesso, possuí diversas casas de tamanho razoável se espremendo nas encostas rochosas ao seu redor. Possui também algumas pousadas pequenas para quem deseja fugir da agitação.

17 - Mar Casado


Créditos da foto: Guarujá Baixada.


Esta curiosa praia é siamesa com sua vizinha, Pernambuco: ambas compartilham da mesma areia, e são divididas pela Ilha do Mar Casado, onde na maré baixa a areia cria uma ponte natural entre as duas ilhas e separa de vez as praias. Quando a maré sobe, o mar transforma Mar Casado em ilha de novo.

18 - Pernambuco


Créditos da foto: Alto Astral.


Mais conhecida pelo grande Hotel Jequitimar, de propriedade do Grupo Silvio Santos, a praia é uma das poucas urbanizadas que possui construções pé-na-areia, como o próprio hotel. Ao seu redor, possui grandes condomínios de alto padrão, como o Jardim Acapulco, e um campo de golfe, o Guarujá Golf Club. Por conta do hotel, recebe diversos shows de artistas do momento.

19 - Perequê


Créditos da foto: TripAdvisor.


Um dos últimos redutos caiçaras na Baixada Santista, o Perequê é uma praia imprópria para banho. Porém, o motivo é um de seus charmes: a presença de incontáveis barquinhos de pesca dos caiçaras, que alimentam os vários restaurantes que existem em sua orla, como o lendário Cosme e Damião, em funcionamento desde a década de 1960. É a última praia urbanizada do município, ponto final da maioria das linhas de ônibus, e o começo do Parque Estadual da Serra do Guararu, como veremos a seguir.

20 - São Pedro


Créditos da foto: Renata César Imóveis.


Na parte norte da ilha de Santo Amaro não há planícies que permitam que a cidade seja construída: em seu lugar, existe a Serra do Guararu, com seus morros altos e suas praias quase desertas. São Pedro é a primeira e a maior delas, possuindo algumas mansões de alto padrão e acessível apenas pelo condomínio, com acesso controlado. Apesar de sua grande extensão, seu difícil acesso a deixa vazia na maior parte do ano.

21 - Conchas


Créditos da foto: Zona de Desconforto.


Esta pequena praia, de faixa de areia bem estreita, se localiza entre São Pedro e Iporanga, também acessível pelo mesmo condomínio-parque. Seu nome se deve à sua areia ser repleta de conchas devido ao sentido da maré na região.

22 - Iporanga


Créditos da foto: Andreatta Broker.


Iporanga é a principal praia do Parque Estadual da Serra de Guararu e por onde é feito o acesso a suas praias vizinhas. A entrada é pela Rodovia Guarujá - Bertioga, onde há a entrada para o parque. Entretanto, o carro vai até certo ponto: de lá, apenas a pé para não atrapalhar os animais da floresta. Para melhor conservação da natureza, são permitidos apenas o acesso de 96 veículos por vez, controlando o fluxo de turistas. Durante a temporada de verão, longas filas se formam em sua entrada. Em um de seus extremos, possui uma cachoeira com uma piscina natural onde é possível tomar banho.

23 - Pinheiro


Créditos da foto: TripAdvisor.

É a quase continuação da praia de Iporanga, separadas apenas por um pequeno morro de pedra. Possui também o mesmo acesso controlado e algumas casas ao seu redor. Entretanto, das praias da região de Iporanga, é a menos utilizada pelos banhistas devido a sua areia dura e suas águas violentas, o que faz com que seja a preferida dos surfistas na ilha.

24 - Camburi



Créditos da foto: Blog Quero Ir.


As 3 últimas praias desertas do parque são acessíveis apenas por trilha, e guardam belezas inigualáveis. Camburi é uma delas, localizada numa cavidade do enorme morro que está ao seu redor, formando uma meia lua. Poucas pessoas a utilizam, o que faz com que seja também uma das mais vazias do município.

25 - Prainha Preta


Créditos na foto.


A segunda menor praia do município, ao contrário de que seu nome diz, nem tem areias tão escuras assim: são do mesmo tipo da praia do Pinheiro, duras, mas não vulcânicas. Seu nome faz uma contraposição com sua vizinha próxima, a Praia da Prainha Branca.

26 - Prainha Branca


Créditos da foto: Mochila Brasil.


Também considerada uma das praias mais lindas de São Paulo, suas areias fofas são tão claras que em dias de Sol forte fazem doer os olhos. Possui, emergindo de suas areias, uma ilha, e toda a região é cercada pela Mata Atlântica densa, fechada e intocada. Seu acesso, através do parque estadual, também é controlado e feito somente por trilhas.

27 - Armação das Baleias


Créditos da foto: Naturam.


Já de frente para Bertioga, na entrada do canal homônimo que separa a Ilha de Santo Amaro do continente, localiza-se a pequena praia da Armação das Baleias. Seu nome se deve ao fato de ali existir uma pequena indústria de extração de óleo de baleia nos tempos coloniais de São Paulo, no século XVI; as baleias eram mortas na praia para a extração de seu óleo, que após o refino, era utilizado como cimento nas construções. Primeiro núcleo habitacional da ilha, a comunidade de Guaibê permanece até hoje com suas ruínas, visitáveis ao público, como a Ermida de Santo Antônio e o Forte de São Filipe. O acesso é feito por uma entrada localizada ao lado da balsa que liga Guarujá a Bertioga, no final da rodovia.

Por Thales Veiga.

5 comentários:

  1. Thales, parabens pelo site!! Um show!
    Tenho tanto orgulho de ser paulista, que nao cabe dentro de mim.
    Sou paulista do ABC, mas agora moro do Vale do Paraiba.
    parabens, vou divulgar e vamos nessas eleiçoes votar em paulista.
    Paulista que ama SP vota em Paulista.
    Os demais estados querem acabar com a gente

    ResponderExcluir
  2. Bom moro no Guarujá e maioria dessas praia são privadas . Para o público mas rico .
    E os desfavorecidos que moram na Cidades nem si quer podem entra por que é particular .
    Algumas restrita por poderes de exército .que são praticamente reservada para políticos e gente se muito poder financeiro . Triste pois moro no Guarujá desde que nasci e queria poder conhecer todas . Mas e lamentável mora aqui tantos anos e ser proibido de usufruir por ter tão pouco recuso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, a praia do Pinheiro mesmo, fui mês passado e sem problemas para entrar...

      Excluir
    2. As praias ficam em.condominio fechado porem nao sao restritas, vc pode visitar todas é só se identificar na.portaria chegando bem cedo na temporada ou fora da temporada qualquer horario

      Excluir