sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

São Carlos, a Capital Paulista da Inovação e Tecnologia


Foto 1: Centro da cidade com destaque para a Catedral. Foto 2: Palacete Conde do Pinhal, por Niels A. Sorensen. Foto 3: Estação Ferroviária de São Carlos, pelo IBGE. Foto 4: Museu da TAM, por. Foto 5: Praça Coronel Salles, pelo Trip Advisor. Foto 6: Cachoeira do Monjolinho, pelo G1.

Com uma população estimada em 241 mil habitantes, São Carlos é uma das maiores cidades de São Paulo, com um IDH semelhante a países europeus. Relativamente recente, foi fundada em 1857, na beira do caminho que ligava São Paulo até as minas de ouro no Mato Grosso, tornando-se vila em 1865. Com a chegada da ferrovia, iniciou-se um crescimento estrondoso, tornando-se cidade em 1880, com o nome de "São Carlos do Pinhal", depois encurtado para o atual.

A partir dos anos 60, a cidade começou a se consolidar como um novo pólo tecnológico, industrial, educacional e agronômico do país, contando com grande produção de cana de açúcar, soja, leite e frango. No setor de educação, conta com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um campus da USP, IFSP, FATEC e UNICEP, que juntos somam quase 30 mil alunos.

Sede da famosa e histórica Fazenda Santa Maria do Monjolinho: passado da tradição cafeeira ainda ecoa por sua zona rural. Créditos da foto: Wilson Houck Jr..

Conhecida como "Capital Nacional da Tecnologia", São Carlos possui uma taxa de 1 pesquisador PhD para cada 180 habitantes, sendo que a média nacional é de 1 para cada 5423 pessoas. Também registra uma grande quantidade de patentes: 14,5 patentes por 100 mil habitantes a cada ano. Tal desempenho é proveniente não só das faculdades, mas também de mais de 200 empresas de alta tecnologia e pesquisa que tem sua sede do município, como a Tecumseh (compressores herméticos), Opto (equipamentos óticos e eletroeletrônicos), Leica Geosystems (robótica e alta tecnologia), Sixtron e Amdocs. Possui centros de pesquisa como a Embrapa, CEAT, Citesc, e dois parques tecnológicos.

No setor industrial, tem destaque a fábrica da Faber-Castell, a maior do mundo, produzindo anualmente mais de 1,5 bilhão de lápis de cor (3/4 da produção mundial da empresa) e cosméticos para as empresas Natura e Avon. Também merecem citação as fábricas da Eletrolux (lavadouras de roupa, freezers e fogões), Latina (eletrodomésticos e ventiladores), Engemasa (materiais metálicos), Apramed (equipamentos médicos), Husqvarna (ferramentas) e Prominas (equipamentos para construção e limpeza). Também é sede da Volkwagen Motores, que produz dezenas de modelos diferentes, sendo a terceira maior do mundo do grupo. Tem também um importante setor têxtil, representado pelas tradicionais Toalhas São Carlos e Tapetes São Carlos, além da Papel São Carlos, produtora de papel, e do Centro Tecnológico e de Manutenção da TAM, um dos principais do mundo.

Tal desempenho coloca São Carlos no top 20 das cidades mais inovadoras do Brasil, na frente de nada menos que 17 capitais brasileiras. Possui diversos pontos turísticos, com destaque para o Museu da TAM, onde estão expostos quase 90 aviões que contam a história da aviação nacional (sobretudo paulista), e as construções históricas como o Palacete do Conde do Pinhal (uma das pessoas mais influentes da história da cidade) e a estação ferroviária (onde se localiza o museu municipal).

Região da Vila Prado, com suas retas, limpas e relativamente largas, com um mar de telhados vermelhos e casas bem coladas à calçada: um bairro tipicamente paulista. Créditos: Jacira Iadocicco.

Com toda a sua força econômica e educacional, além de sua extrema organização e constante progresso, São Carlos demonstra toda a potência de nosso interior e a força do povo paulista. Passando pela região araraquarense, não deixe de visitar a cidade!

Por Thales Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário