domingo, 1 de outubro de 2017

A Catalunha venceu! Pronunciamento oficial em apoio à República Catalã


A Catalunha decidiu hoje por sua liberdade. Após séculos sob domínio Espanhol, os catalães finalmente conseguiram dar um passo corajoso ao expressar sua vontade sem levar em conta as vozes ríspidas de Madrid. Já havíamos postado sobre os antecedentes da independência catalã e você pode conferir aqui.

 Mulher ferida é levada para hospital em Barcelona. Imagem de Francisco Seco.
Apesar de toda a repressão ao uso da língua catalã, da cultura catalã, da reafirmação das instituições catalãs e também ao processo legal de independência, a consulta se realizou. Do lado espanhol dizia-se «não haverá referendo porque a constituição não permite», enquanto que do lado catalão dizia-se «votaremos, pois o poder emana do POVO!». E assim se fez. 

Homem severamente agredido e abusado pela truculência madrilenha. Imagem de Sérgio Mayor de Andrade.
Madrid não aceitou a vontade pela liberdade. Reprimiu cruelmente os votantes catalães com a Guarda Nacional. Apenas em Barcelona, mais de 700 manifestantes pacíficos foram agredidos pela polícia, dentre eles muitos idosos. 

Idosa é socorrida após ser agredida pela Polícia Nacional Espanhola. Imagem de Xavier Lesan/Reuters.
Ninguém foi poupado da truculência franquista. E essas atitudes apenas deixam um questionamento ao mundo: por que permanecer num país que faz esses absurdos com seus próprios cidadãos? Por que servir a um rei que se cala perante o sofrimento daqueles que deveria considerar seu povo?

Mas o bom senso venceu. Os catalães provam que o poder constituinte originário vem do povo! Qualquer ato que viole os direitos humanos será repreendido pela comunidade internacional e pelas organizações que visam o bem estar humano. A perseverança e vontade por liberdade vinda da Catalunha apenas os fez conquistar o nosso respeito.

O presidente da Generalitat de Catalunya Carles Puigdemont vota em sessão diferente da sua, devido ao seu setor eleitoral ter sido ocupado pelas forças do rei.
No próximo ano, o país passará pelo processo de transitoriedade do Estado Espanhol pro Estado Catalão, obedecendo a «Llei de Transitorietat Jurídica i Fundacional de la República» aprovada nesse mesmo ano. O primeiro passo foi o referendo, tendo entrado em vigor a lei quando da vitória do sim. O próximo passo será a convocação de uma constituinte pra que seja feita a Constituição Catalã, bem como o estabelecimento das instituições catalãs, enquanto país soberano. O último passo será a convocação de eleições gerais pra que os catalães escolham seus primeiros representantes enquanto país soberano.

Serão tempos desafiadores e cheios de penúrias, porém será uma época de felicidade pela liberdade conquistada. A Catalunha, como pioneira no Ocidente na questão da independência legal, terá muitas tarefas a desempenhar, a fim de que alcance reconhecimento internacional, bem como o ingresso nas Nações Unidas, além de ter que organizar todo um país, defendendo-o da ex-metrópole. 

Milhões pela independência em Barcelona. Imagem do portal El Mundo Today.
A partir de hoje, fica claro de onde emana o Poder Constituinte Originário. A partir de hoje, não será mais cantada a Marcha Real em solo catalão, mas apenas o Himne dels Segadors. Não se flamulará mais la Rojigualda, mas apenas la Senyera Estelada! E um dia assim chegará pra nós também. Não mais a bandeira da repressão, mas apenas o Pavilhão das Treze Listras!

Separatismo pelo mundo. Imagem da Orgulho de Ser Paulista, por Vinícius Lima.
E é importante que saibamos que independência da Catalunha abriu um precedente sem tamanho na geopolítica internacional. Seu exemplo será modelo para todas as outras nações reprimidas no Oeste: São Paulo, Vêneto, Quebec, Nápoles, Occitania, Galiza, Sul e muitas outras. Todo movimento começa marginal, mas com a força do povo ele prospera!

Imagem da Assembleia Catalã.
Hoje é um dia de comemoração para todos os povos subestimados do mundo! Hoje é um dia de vitória PRA TODOS NÓS

VISCA CATALUNYA! VIVA SÃO PAULO!


Por Lucas Pupile.

Acesse nossa loja para que você possa exibir o teu Orgulho de Ser Paulista!

Um comentário: