sábado, 30 de setembro de 2017

O que acontece agora na Catalunha e por que é tão importante pra nós, Paulistas?


Nos últimos meses o assunto principal dos noticiários e debates é a Catalunha. Mas o que realmente está acontecendo naquele país mediterrâneo que é tão importante pra São Paulo e pro mundo? 

Durante séculos, a Catalunha e os países catalães estiveram sob influência ou domínio castelhano/espanhol, assim como os paulistas estiveram sob domínio português/brasileiro durante os últimos 400 anos. E tudo começou quando o rei Fernando de Aragão se uniu com a rainha Isabel de Castela, mas embora essa união fosse pessoal, ambos os reinos mantinham sua autonomia, suas instituições e sua língua, apesar da cultura castelhana ser a mais influente. Foram tempos de grande progresso na Península Ibérica, devido à grande genialidade da rainha Isabel e do rei Fernando.

Fernando de Aragão (aragonês) e Isabel de Castela (castelhana), interpretados por Rodolfo Sancho (espanhol) e Michelle Jenner (catalã), na série Isabel, da emissora RTVE
Porém, após a morte de ambos, os reinos caíram em mãos estrangeiras e as brigas pelo trono se tornaram comuns. As Espanhas (como eram chamados os reinos) passaram da mão dos Trastâmaras pra mão dos Habsburgos e então pras mãos dos Bourbons. Esses últimos aboliram a autonomia de todos as unidades políticas dentro da Coroa. Barcelona foi bombardeada, assim como foi Campinas durante a Era Vargas, as instituições catalãs foram abolidas e o castelhano se tornou a única língua oficial do novo Reino da Espanha.

Assalto final das tropas Bourbônicas a Barcelona em 11 de setembro de 1714
Mas pelas ruas do antigo condado, o catalão seguiu forte, o que veio a culminar no Catalanismo, movimento que pregava que a Catalunha era uma nação, e, portanto valorizava a cultura e língua catalãs Algo como o que é hoje a Orgulho de Ser Paulista. Como adeptos desse movimento estavam pessoas ilustres, como o arquiteto Antoni Gaudí, principal expoente do Neogótico/Modernismo Catalão.
Durante o século XX, os tempos foram ainda mais convulsos. A ditadura de Franco fez com que falar ou ser catalão fosse crime e de Madrid partiam políticas centralizadoras de modo a unificar a Espanha sob uma mesma cultura pra que se formasse o mesmo povo, o povo espanhol, um povo tão artificial como o povo brasileiro.
«Se você é espanhol, fala espanhol!» Propaganda veiculada por Franco, o Vargas espanhol.
Com o fim da ditadura, estabelece-se uma constituição que dá autonomia ao que se chama de comunidades autônomas. Entretanto, essa mesma constituição previa que os impostos arrecadados nas comunidades mais ricas seriam distribuídos às outras comunidades, a fim de igualar o país. Além disso, grandes quantidades caíam ano após ano no bolso dos políticos de Madrid. A Catalunha estava sendo atrasada oficialmente pela Espanha sem nenhum pudor, assim como acontece com São Paulo, que tem 92% de sua arrecadação tomada por Brasília, apesar de várias tentativas paulistas de mudar essa situação. Se a independência da Catalunha é justa, a de São Paulo é mais ainda!
O Paulista perde 92% de todos os impostos federais arrecadados aqui. Apenas no ano passado, foram perdidos mais de 450 bilhões de reais dessa forma. Imagem da Orgulho de Ser Paulista, por Vinícius Lima
Com o início do século XXI, Madrid centraliza ainda mais o poder e anula decisões feitas pelos representantes catalães. Pra piorar, as decisões desacertadas do governo espanhol fazem a crise internacional ser maior ainda no país. Crescem os impostos, as desigualdades, o desemprego, enquanto menos serviços são ofertados à população por causa da corrupção. Protestos com milhões de pessoas passam a ser frequentes, até que em 2014 os catalães votam pela independência num referendo não-oficial.
Protesto pela independência. Imagem do portal El Mundo Today
No meio dessa situação, parlamentares, jornais e a população espanhola fazem declarações absurdas sobre a Catalunha, inclusive demonstram o interesse em castelhanizar as crianças catalãs. As provocações espanholas dão mais força aos independentistas e estes se dão conta de que a independência é a MELHOR solução pra salvação do povo catalão, assim como a independência paulista é a MELHOR solução pra preservação e felicidade do povo paulista. E não há um caminho para a independência, a independência é o caminho.
Protestos contra a independência. Imagem do Faro de Vigo.
Assim, o povo catalão defende que o estabelecimento desse novo país tornará as pessoas mais próximas do governo, bem como representará a construção dum país mais moderno, justo e livre.
Debates sobre a lei de transitoriedade. Imagem do portal Per Catalunya.
Dessa forma, a despeito das repressões do governo central, os políticos catalães, autorizados pelo povo, dão início ao processo independentista sem medo de represálias. Em agosto de 2017, é promulgada a «Llei de transitorietat jurídica i fundacional de la República», que entrará em vigor no caso da vitória do sim ou da não realização do referendo. Essa lei contém as bases pra transição jurídica do novo Estado Catalão, estabelecendo:
 1. As disposições gerais sobre o território e a nacionalidade
 2. A sucessão dos ordenamentos e da administração
 3. Os direitos e deveres
 4. O sistema institucional
 5. O Poder judiciário e a administração jurídica
 6. As Finanças
 7. O processo constituinte
Quando entrar em vigor, a lei dará amplas liberdades aos catalães e protegerá os castelhanófonos residentes na Catalunha, tornando o castelhano a língua co-oficial do país, juntamente com a língua catalã e da língua occitana, que serão as oficiais.
Garantirá também o direito à dupla cidadania dos cidadãos estrangeiros que residam em território catalão por pelo menos 5 anos. Além disso, prevê as datas da constituinte e das eleições gerais catalãs, que serão o último passo da independência. 
Protesto pela independência catalã em Barcelona. Imagem do portal Estudios de Politica Exterior
Esse é um momento importante pra todos os povos do mundo, principalmente pras nações não reconhecidas, como São Paulo, Vêneto, Quebec, Pernambuco e afins. A vitória catalã abrirá um precedente na geopolítica ocidental que favorecerá muito a liberdade das nações. 
A Orgulho de Ser Paulista apoia a independência da Catalunha e felicita os catalães pela coragem e força que demonstram perante as adversidades! Amanhã os catalães votarão e será um grande dia pra todos eles. VISCA CATALUNYA! VIVA SÃO PAULO!
Imagem da Orgulho de Ser Paulista, por Vinícius Lima.
Por Lucas Pupile.


Acesse nossa loja para que você possa exibir o teu Orgulho de Ser Paulista!

Um comentário: