segunda-feira, 30 de outubro de 2017

7 Teatros Paulistas Que Você Deve Conhecer

1 - Cine-Theatro Paramount, São Paulo



Localizado na famosa Av. Brigadeiro Luís Antônio, o Paramount foi inaugurado em 1929, no final da "belle époque" paulista. Ficou famoso na década de 1960 por abrigar os famosos "Festivais da MPB", transmitidos pela TV Record. Entretanto, o seu auge teve um fim precoce: em 1969, sofre grande incêndio, destruindo por completo o interior do prédio. Reformado anos depois, teve seu espaço interno transformado em 5 salas de cinema. Em 2001, foi novamente restaurado e reinaugurado, desta vez com sua configuração original, e com o nome de "Theatro Abril". Desde 2012, chama-se "Theatro Renault" graças ao patrocínio da montadora de automóveis francesa.

2 - Theatro Avenida, Espírito Santo do Pinhal



Parte do conjunto histórico urbano de Santo Antônio do Pinhal, construído em arquitetura eclética paulista entre 1889 e 1920, o teatro é um dos grandes templos das artes cênicas do interior paulista. Ao mesmo templo em que mostra a simplicidade, sendo o menor de nossa lista, mostra também a riqueza arquitetônica e histórica das pequenas cidades paulistas.

3 - Theatro Coliseu, Santos



Inaugurado em 1909 pela Cia. Coliseu Santista com mil lugares, também viveu sua época áurea durante a Primeira República, chegando inclusive a abrigar uma conferência de Ruy Barbosa. Posteriormente, já em decadência, passou a ser usado como cinema de filmes de baixa qualidade, até fechar definitivamente em 1980 e entrar em estado de abandono. O tombamento como Patrimônio Histórico Paulista 9 anos depois evitou sua demolição, e abriu o caminho para sua recuperação. O teatro, restaurado, foi entregue ao público em 2006, e hoje abriga peças e shows musicais.

4 - Theatro Municipal de São João da Boa Vista, São João da Boa Vista



Em 1911, um grupo de jovens saojoaneenses embarcou rumo à Europa em busca de uma construtora especializada em teatros. Encontrando o arquiteto italiano J. Pucci, retornam à São João da Boa Vista com um projeto ousado de um grande teatro para uma pequena cidade do interior paulista. Construído em apenas alguns meses, entre 1913 e 1914, ficou famoso por abrigar festas juninas caipiras e também saraus de poesia, recebendo nomes como o "poeta das trincheiras" Guilherme de Almeida e os presidentes paulistas Altino Arantes e Pedro de Toledo. Posteriormente, foi transformado em cinema e entrou em decadência, até ser quase demolido. A sociedade civil se mobilizou e a prefeitura adquiriu o prédio, entregando os trabalhos de restauro em 2003.

5 - Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo



Talvez o ícone máximo da arquitetura paulista, foi projetado pelo arquiteto campineiro Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911, parte integrante do conjunto de edificações do Parque Anhangabahu. Parada obrigatória no circuito internacional dos melhore e mais renomados palcos para orquestras e cantores líricos, é também a referência magna da fina cultura paulista. Seu interior é ricamente decorado por ornamentos e pinturas, e seu exterior adornado com esculturas belíssimas como a Fonte dos Desejos e o Monumento à Carlos Gomes. Se encontra totalmente restaurado.

6 - Theatro Pedro II, Ribeirão Preto



Tido como o símbolo máximo da cultura cafeeira paulista, o Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, capital do café, é um dos maiores teatros de São Paulo. Inaugurado em 1930 pela Cia. Cervejaria Paulista, da própria cidade, foi projetado pelo arquiteto Hippolyto Gusttavo Pujol Jr.. Localiza-se no centro da metrópole, na área chamada "Quarteirão Paulista", que reúne diversos prédios históricos e hoje abriga bares, restaurantes e opções de lazer. Durante sua fase de decadência, chegou a abrigar festas e salão de jogos, até sofrer um incêndio que destruiu toda sua cobertura e grande parte do interior, em 1980. Cerca de 4 meses depois, foi organizado um concerto pela orquestra sinfônica municipal para mobilizar a população para a restauração do teatro, atraindo cerca de 10 mil pessoas. O movimento resultou no tombamento do edifício, em 1982, e no trabalho de restauro, realizado entre 1991 e 1996.

7 - Theatro São Pedro, São Paulo



Obra prima do arquiteto Agusuto Bernadelli Marchesine, foi inaugurado em 20 de fevereiro de 1917 com a peça "A Moreninha". Ao contrário de outros teatros, nunca chegou a fechar as portas, apesar de ter passado por diversos momentos em sua história, como o funcionamento como sala de cinema entre 1920 e 1967 e uma intervenção de modernistas que resultou em sua descaracterização. Restaurado para ser o novo lar da Orquestra Sinfônica de São Paulo, em 1997, teve todas as suas características originais retomadas. Hoje, fora do horário das apresentações, também abriga a Academia de Ópera Theatro São Pedro, que proporciona a jovens a educação musical e lírica.

Por Thales Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário